sábado, 19 de julho de 2008

Reflexões sobre a globalização

Dia desses achei uma anotação minha que deveria ser um poema mas não deu certo.
Em uma de minhas estadas na Livraria Cultura do Market Place, reparei que o trem que beira o Rio Pinheiros e me conduziu pela metade da minha jornada estava adesivado, pelo lado de fora, com estampas gigantes de anúncios de automóveis. Pensei como muitos daqueles sujeitos que tomam o trenzinho todos os dias nunca terão condições financeiras para comprar um carro.
A jornalista canadense Naomi Klein vai mais fundo no assunto. Em entrevista para os extras do documentário The Corporation, que revi esta semana, Klein comenta como os trabalhadores terceirizados da chamada zona de exportação do sudeste asiático nunca chegarão, por exemplo, a consumir os tênis de grife que eles próprios fabricam.
Enfim, só uma reflexãozinha rápida. A semana foi um turbilhão. Bom papo e boa cerveja com o Érico, bom papo com o Rodrigo e o Luiz em rápida viagem para Campinas, um pouquinho de óleo nas juntas enferrujadas, e outro bom papo com a Luciane Dorigan. Conclusão da pós-graduação, filhinho se recuperando de uma gripe. Só agora estou conseguindo postar alguma coisa.
Por falar em poemas, na hora certa vocês conhecerão os meus.

Nenhum comentário: