sábado, 12 de julho de 2008

Leo Genovese: mais um detaque na nova geração dos pianistas de jazz

Ouço neste momento o pianista de jazz Leo Genovese, um argentino de apenas 29 anos. Conheci o cara no disco da Esperanza Spalding, baixista e cantora, outro prodígio do jazz contemporâneo. Ainda não consegui achar os cds de Leo para trazer para o acervo da livraria, mas por enquanto vou me consolando com o Myspace, onde estão armazenadas 4 músicas de seu novo álbum, Unlocked, que sai no próximo mês.
Suas harmonias lembram muito as do Mccoy Tyner dos discos da virada dos 60 para 70, Extensions e Asante. As improvisações e alguns acordes dissonantes estão mais pra Cecil Taylor e até lembram a pianista Geri Allen, de quem já falei aqui no blog.
À parte as influências e comparações, Leo afirma querer soar "o mais distante possível da concepção humana de ritmo, melodia e harmonia." E diz que está fazendo a lição de casa direitinho.
Leo deve acompanhar Esperanza na apresentação aqui no Tim Festival. Vou tentar juntar um cascalho para conferir. Até porque, além deles, aportará nestas terras para o evento ninguém menos que Sonny Rollins, como disse o grande conhecedor de jazz Alex Canal, "o último dos bastiões".

Confiram o som de Leo Genovese no Myspace.

Nenhum comentário: