domingo, 15 de junho de 2008

Love Guru: Mike Myers de volta à tela grande

Desde Austin Powers in Goldmember, de 2002, Mike Myers não viveu nenhum outro personagem de criação própria no cinema. Mas esse jejum termina em breve. Estréia nos EUA no próximo dia 20, com previsão para chegar aos cinemas brasileiros em 25/07, Love Guru, que aqui deve ser traduzido literalmente como O Guru do Amor. Myers vive o Guru Pitka, americano abandonado quando pequeno na Índia e criado por gurus locais. Depois de desenvolver seus métodos de terapia, alguns nada ortodoxos, Sua Santidade o Guru Pitka volta aos EUA em busca de fama e dinheiro num mundo tomado pela busca pela espiritualidade e a auto-ajuda.
O enredo do filme pode parecer bobo: A mulher de um craque de hóquei (esporte de que Myers é fã confesso) se separa dele e passa a viver com um jogador do time adversário. A motivação do ex-marido para jogar fica comprometida, e Pitka é contratado para reatar os laços entre o casal e restaurar o "Mojo" esportivo do atleta. O trailer também não ajuda muito. Das piadas características de Myers, apenas uma ou duas no máximo. As demais cenas escolhidas para vender o filme são todas mais para o gênero pastelão, que sempre esteve sim presente nos filmes do ator mas não é a tônica de seu estilo. Para os fãs de Myers, com certeza um trailer com efeito às avessas. De qualquer forma, não perco a estréia de jeito nenhum. Admiro muito o trabalho de Myers desde o programa Saturday Night Live, do qual participou de 123 episódios entre 1989 e 1997, dos quais confesso, assisti poucos. Quando o primeiro Austin Powers foi lançado, em 1997, para um fã de 007 e de Myers como eu a química perfeita estava atingida. Mas também gosto muito de Wayne's World, cuja tradução para o português não poderia ser pior (Quanto Mais Idiota Melhor). Myers trabalha um repertório de referências da cultura popular mundial com inteligência que poucos compreendem, por isso muita gente, ao comentar seus filmes, diz que são bobos e sem sentido.
A revista Esquire deste mês traz matéria de capa com o ator, atualmente com 45 anos. As fotos internas são engraçadíssimas, com suas caras e bocas habituais em situações triviais ou inusitadas. Em uma das fotos ele lava louça, em outra está caracterizado como um milionário, tomando champagne e servindo uvas a um porco de estimação. A matéria é extensa e quebra um período de 9 anos de Myers sem dar entrevistas do gênero.
Confiram o site oficial do filme, tem muito material bacana, como posições de yoga do guru, fotos dele com celebridades, links para perfis em vários sites de relacionamento, e outras das piadas características de Myers.

Para inspirar a semana que inicia, um pensamento do Guru Pitka, que não traduzo primeiro porque acho que não há necessidade, e segundo porque acabaria com a piada:
"An eye for an eye leaves everyone blind."


Nenhum comentário: