sábado, 10 de maio de 2008

Semana "Satchmo"

Não bastasse a coletânea de Louis Armstrong que mencionei no post anterior, esta semana reencontrei virtualmente meu amigo carioca Osvaldo Lopes Jr., e navegando por sua página pessoal encontrei um texto sobre o disco Louis Armstrong meets Oscar Peterson, que também tenho e imediatamente coloquei na vitrola (isso mesmo, vitrola!) para ouvir. Sublime beleza! E no momento escrevo porque me lembrei e estou ouvindo mais um disco excelente, dessa vez em cd mesmo:Doc Cheatham & Nicholas Payton (Verve, 1997). Dois trompetistas de gerações distantes se reuniram neste disco para homenagear Satch. Doc Cheatham, que faleceu no mesmo ano do lançamento do cd, com 91 anos, foi, além de trompetista, bandleader e cantor, e é o responsável pelos vocais do álbum. Como os bons vinhos, Cheatham é considerado pela crítica especializada como um dos poucos jazzistas que produziu seus trabalhos mais significativos depois dos 70 anos. Nicholas Payton tinha apenas 23 anos quando gravou o disco. É da geração dos Marsalis, Christian McBride, Marcus Roberts. Seu estilo não é tão "hot" quanto o de Armstrong, mas há proximidades entre os dois, sem dúvida alguma. E Payton é afeito aos discos-tributo. Em 2001, também pela Verve, revisitou Armstrong em Dear Louis. Doc e Nic escolheram baladas e swings que fizeram história na voz e no sopro do embaixador do jazz, como How Deep is the ocean? e Jeepers Creepers, Maybe e She's Funny That Way. A gravação, ao vivo no estúdio, é excelente, e faz pensar como seriam gravações de Armstrong com os recursos técnicos de hoje. O trio que acompanha a dupla é de primeira, e cumpre seu papel sem excessos e muita precisão: Butch Thompson ao piano, Bill Huntington no baixo, e Ernie Elly à bateria. Ainda sobre a gravação, uma curiosidade interessantíssima merece menção: o trompete de Payton está sempre no canal esquerdo e o de Cheatham no direito. Experimente audição com fones, sensacional! Principalmente quando os dois tocam ao mesmo tempo!

Tenham todos um ótimo sábado.

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