quarta-feira, 10 de março de 2010

Valleys of Neptune: Jimi Hendrix

Enfim, segunda-feira foi o lançamento de Valleys of Neptune, álbum de Jimi Hendrix contendo 12 gravações inéditas, a maior parte oriunda das suas últimas sessões com o grupo Experience. Eu já tinha escrito por aqui e reafirmo: com Hendrix não tem decepção. O disco é sensacional, principalmente pelo tratamento que o engenheiro de som Eddie Kramer, que trabalhou com Hendrix na época, conseguiu dar às faixas. Tanto as vozes quanto as guitarras estão mais presentes, e a bateria é um caso à parte, tanto pelo tratamento quanto pelas execuções de Mitch Mitchell nas sessões.
As gravações datam de 1969 (só uma é de 1967), quando Hendrix trabalhava incessantemente em novas composições e se via num grande momento criativo, mas em contrapartida se desentendia cada vez mais com o baixista Noel Redding. Um dos motivos mais marcantes dos atritos é o fato de Noel não entender por que Hendrix queria fazer tantos takes diferentes para uma única música se o Experience funcionara tão bem até então gravando em um take só. Não demorou muito e Billy Cox substituiu Redding, e inclusive a gravação da faixa título, entre outras, já aconteceu com o novo baixista.
"Hear my train a comin" aparece no repertório em seu primeiro registro com o Experience; "Sunshine of your love", do Cream, consta em versão instrumental, como Experience costumava tocar em seus shows; uma versão mais rápida de "Fire" também está entre as canções, e é um dos destaques do disco.
A maior parte das gravações vem de duas sessões: a primeira em 16/02/69, no Olympic Studio, em Londres, e a outra em 07/04/69, no Record Plant, nos EUA. O link sobre o disco no Wikipedia está bem completinho e detalhado para quem quiser saber mais detalhes sobre as gravações.
A edição brasileira está caprichada, com encarte e embalagem digipack, e o preço é bem camarada, R$ 24,90 em média.
Entre as esquisitices do rock atual é bom ver e ouvir que alguns medalhões nunca perdem o poder, e podem eventualmente nos surpreender com algum tesouro até então escondido. Este ano com certeza se falará muito em Hendrix, em virtude dos 40 anos de sua morte. A Sony/BMG, que lançou Valleys of Neptune, relançou também Band of Gypsys e promete um bom trabalho com o restante da discografia do guitarrista.

Nenhum comentário: