quinta-feira, 25 de março de 2010

Saudações (1968) - Robert de Niro e Brian de Palma

Uns dias atrás assisti Saudações (Greetings, 1968), estreia de Robert de Niro e Brian de Palma no cinema. Despretensioso e divertido, Saudações mostra a rotina de três amigos: o cineasta amador John Rubin (de Niro), o apaixonado Paul Shaw (Jonathan Warden) e o conspiratório Lloyd Clay (Gerrit Grahan). O dia a dia do trio é o mote para sátiras ao amor livre, a Guerra do Vietnã e ao assassinato de Kennedy. Mesmo estreando, de Palma realiza algumas boas sacadas visuais, como por exemplo a cena em que Paul Shaw chega em casa e transa com a namorada em uma cena que inicialmente é captada pela perspectiva dos pés do casal.
Todo esse contexto teria muito menos graça não fosse uma trilha sonora extraordinária. A autoria é de Eric Kaz, popular por sua participação no grupo Blues Magoos. Na trilha de Saudações, no entanto, Kaz está com seu grupo folk/psicodélico The Children of Paradise. Depois de uns dias pelejando para achar referências na internet, descobri que há um disco intitulado Greetings, The Children of Paradise, do grupo Bear, do qual Kaz também fez parte, tocando as músicas do filme, mas é impossível achar para comprar. No filme tocam apenas três canções: "Greetings", "So loose & So Slow" e "Like Cats".
Saudações foi lançado em DVD no Brasil no ano passado, pela Lume Filmes, novo selo que vem fazendo um trabalho muito interessante no resgate de filmes raros, cult, muitos deles fundamentais em qualquer boa cinemateca.

Nenhum comentário: