quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Soderbergh saúda Preminger

Acaba de sair em DVD O Desinformante (The Informant, 2009), dirigido por Steven Soderbergh e estrelado por Matt Damon. O filme é baseado em fatos. Damon vive Mark E. Whitacre, químico executivo da agroindústria ADM que se envolveu, no início dos anos 90, em esquema de espionagem do FBI para investigação de crime de formação de cartel por parte da empresa onde trabalhava.
Além da história ser muito interessante e o desenrolar dos fatos prender a gente, chama a atenção o cuidado com figurinos, cenários e música. As roupas dos personagens e locações criam uma textura opaca, meio cinza e ocre, que permeia as relações dos burocratas das grandes corporações globais. A trilha sonora é do premiado Marvin Hamlisch, que entre outras peças marcantes compôs a música de A Chorus Line nos anos 70. Como bem definiu Christopher Coleman, no site Tracksounds!, trata-se de uma história análoga ao jazz por ser complexa porém divertida de se ver e ouvir.
Mas por que diabos citei Otto Preminger? Porque como bem lembrou o ilustríssimo Guilherme Inhesta, o poster do filme e a capa do DVD trazem à memória o cartaz de Anatomia de um Crime, inclusive postei os dois aí em cima para vocês conferirem. Sem falar que a música do filme de Preminger foi composta por Duke Ellington. Aí já vira assunto pra outro post!!!
Postado também no Blog da Cultura

Nenhum comentário: