quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Oasis novo: um reencontro com velhos amigos

O videoclipe de The Shock Of The Lightning, novo single do Oasis, já está na internet há alguns dias. A impressão é mesmo de um reencontro com velhos amigos. A música é o Oasis de sempre, e o videoclipe dá um suporte de imagens no mínimo perfeito. Ta aí uma banda para a qual não consigo conceber a existência de novos fãs. Ou você gosta desde sempre ou odeia desde sempre, porque o som dos caras vai ser sempre o mesmo, e isso é bom. Só para ilustrar, no livro Barulho, que o Andre Barcinski lançou no início dos 90 com entrevistas e material que ele colheu com bandas do que era na época o fino da dita música alternativa americana, o capítulo com os Cramps tem um trecho bem bacana. Não me lembro se Lux Interior ou Poison Ivy afirma que a banda continuará fazendo aquele som porque sempre vai ouvir as mesmas coisas, no caso deles basicamente Elvis Presley e The Sonics. É esse o ponto.
É fato que ultimamente tenho ouvido muita coisa diferente, mas o segredo, acredito, está em não deixar contaminar a sua música com referências/influências que não tenham nada a ver.
Termino deixando para vocês o link do videoclipe, e fazendo justiça ao verdadeiro autor da idéia de que ouvir/ver/ler um novo trabalho de um artista que você adora é como encontrar um velho amigo: a frase é do Guilherme Inhesta em relação a Woody Allen. Analogia mais perfeita impossível, tanto para o Oasis quanto para Allen.

2 comentários:

Jazz disse...

tava com saudades de ver o Mr. Gallagher quase engolindo o microfone ao cantar...rs

xxxx disse...

O clipe ficou bem legal - Sgt Pepper's meet Yellow Submarine. Achei o lado B do single - Falling Down - canção de Noel mixada pelo Chemical Brothers, mais legal do que o lado a, mas o 'Chief" disse que esse album será assim, bem rockeiro e sem singles. Acho q a próxima música de trabalho é uma canção do Liam em homenagem ao Lennon - I'm outta time. Quem ouviu disse q periga ser a melhor do disco. Cheers!