domingo, 8 de novembro de 2009

Sonic Youth – São Paulo – 07/11/2009

Empenhado em superar meus limites físicos fui ontem ao show do Sonic Youth decidido a vê-los de perto. Só para esclarecer, há muitos anos não me aventuro no aperto dos grandes shows, prefiro o sossego do fundão. Cheguei ao local do festival Planeta Terra meia hora antes do início do show, e não é que consegui me embrenhar na multidão em uns 15 minutos? Pontualmente às 22hs rolaram os primeiros acordes de “No Way”, com Lee Ranaldo e Thurstom Moore empunhando suas guitarras Signature Series. A banda estava muito animada, o som logo ficou ajustado e o espetáculo de sublime beleza que esperamos de um show do Sonic Youth aconteceu, em plenitude.
Cerca de 70% do repertório foi de canções de The Eternal, último álbum do grupo, e aí está um ponto digno de nota: dá gosto de ver banda estabelecida excursionar com disco de músicas inéditas e não ficar tocando só grandes sucessos e obviedades. Neste caso específico a satisfação é ainda maior, já que The Eternal é um disco excelente. Para complementar o set o Sonic Youth ainda tocou três músicas de Daydream Nation, “The Sprawl”, “Hey Jony” e “Croos The Breeze”, muito pelo fato de terem recentemente feito shows nos EUA comemorando os 20 anos do disco de 1988. No entanto, das canções fora do novo álbum o grande momento foi “Pink Stream”. Sublime beleza, pra resumir.
De tão inspirada que estava a banda, difícil escolher para que lado olhar enquanto a chuva constante que caía embaçava meus óculos. Ranaldo e Moore desempenharam muito bem, mas Steve Shelley é impressionante. Kim Gordom dançando foi outro momento sublime. Enfim, espetáculo.
O show teve perto de 1:20s e deve direcionar para The Eternal a atenção dos fãs ali presentes que ainda não tinham sido muito atraídos pelo disco até o momento. Bom é que sai nos próximos dias edição nacional do CD, por R$ 25,00 em média. Um ponto positivo do festival Planeta Terra, em meio a baboseiras mil e entrevistas com celebridades pé de chinelo, foi e está sendo a veiculação no site do festival de momentos dos shows, com boa qualidade de som e imagem.

Nenhum comentário: