sábado, 25 de julho de 2009

The Woodstock Experience

Há muito tempo eu não via uma coleção de discos tão bacana! Ouço neste momento o CD com a apresentação de Santana no Festival de Woodstock, lançado pela Sony dentro da coleção Woodstock Experience, em virtude das comemorações pelos 40 anos do evento. São 5 volumes, com os artistas da Sony que se apresentaram no festival: Santana, Jefferson Airplane, Sly & The Family Stone, Janis Joplin e Johnny Winter. Cada álbum duplo contém um cd com o show completo do artista e outro com uma edição remasterizada de um álbum de estúdio da época. De Santana e Johnny Winter constam os álbuns de estréia. De Janis Joplin, I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!. O Jefferson Airplane entrou na coleção com Volunteers, e Sly & The Family Stone com Stand!
O que chama a atenção no caso específico de Santana é pensar que o grupo não tinha lançado nenhum ábum quando tocou em Woodstock. Seu disco de estréia, aquele com o leão na capa, só saiu alguns meses depois do festival. O texto do encarte do cd resume bem a importância do show para o grupo: "Quando subiram no palco de Woodstock, Santana era um desconhecido grupo de rock latino de São Francisco. Ao descerem do palco, eram sem dúvida uma lenda."
No quesito apresentação gráfica, a edição importada contém pôster e envelopes do tipo mini vinil, enquanto a nacional vem em embalagem de acrílico sem o pôster, mas com encarte contendo três capas, uma para a coleção, outra para o show e a terceira para o álbum de estúdio. No entanto, nada disso desmerece a edição nacional, e aqui eu vou inclusive correr o risco de ser acusado de nivelar por baixo. O fato é que, com a burrice que impera atrás das mesas dos escritórios das filais das grandes majors no Brasil sinceramente achei que essa coleção nem sairia por aqui. Fora isso, os álbuns de estúdio lançados dentro da coleção são todos excelentes, não estavam disponíveis em edições nacionais atualmente, e de outra maneira dificilmente sairiam. Uma iniciativa como essa merecia um esforço maior que as próprias gravadoras, pelo bem da música e da cultura. Imaginem Jimi Hendrix, Richie Havens e Crosby, Stills, Nash & Young em edições como essa!!!

Um comentário:

xxxx disse...

Realmente, csn&y seria o máximo. Bem legal a coleção, eu não conhecia.