sábado, 25 de julho de 2009

Soprando as velinhas para Let It Bleed

Ta aí um bolo de que vale à pena soprar as velas. Let it Bleed é um dos discos mais importantes dos Stones por uma série de razões. Além de apresentar 9 canções imbatíveis, o álbum foi concebido em um dos períodos mais difíceis que a banda enfrentou, com a morte de Brian Jones aos 27 anos e a entrada de Mick Taylor. Cada um deles tocou em apenas duas faixas do disco: Jones tocou a autoharp em "You Got the Silver" e percussão em "Midnight Rambler"; Taylor fez guitarras em "Country Honk" e "Live With Me". A maior parte do trabalho de guitarra ficou mesmo nas mãos de Keith Richards, que também estreou no vocal solo em "You Got the Silver".
Vale citar alguns músicos que acompanharam os Stones na empreitada: Ry Cooder tocou bandolim em "Love in Vain" (Robert Johnson), uma das mais belas do álbum; o texano Bob Keys, eterno parceiro da banda, fez o solo de sax tenor em "Live With Me"; nos pianos contribuíram Al Kooper, Nicky Hopkins, Leon Russell e Ian Stewart, e não dá para não citar a belíssima voz da cantora de soul Merry Clayton no dueto com Jagger em "Gimme Shelter".
Refletindo o estado da banda na época, o disco tem sintonia perfeita entre a forma musical e o conteúdo das letras, profundamente dramáticas. Para trasmitir suas mensagens da tristeza e da desolação do ser humano afundado nas drogas e na depressão Jagger e Richards compuseram poesias algumas vezes figurativas ("Monkey Man" e "Midnight Rambler" são dois bons exemplos) e ampararam-nas nas mais diversas variantes do blues para dar vida a suas letras.
As canções de Let It Bleed são tão belas e marcantes que com o passar dos anos não deixaram de figurar nos set lists das turnês da banda. Na turnê Voodoo Lounge, melhor visita dos Stones ao Brasil, em diferentes apresentações ao redor do mundo eles chegaram a tocar 7 das 9 faixas do disco: "Live with Me", "Honky Tonk Women", "Monkey Man", "You Can't Always Get What You Want", "Love in Vain", "Let it Bleed" e "Midnight Rambler".
Let It Bleed foi lançado no final de 1969. É o oitavo álbum dos Stones considerando a discografia do Reino Unido, décimo na americana. A primeira edição em CD veio em 1986, e a ordem das faixas obedecia a mesma da contra-capa do LP, que não era na verdade a ordem correta deste pois fora alterada pelo artista Robert Brownjohn (responsável pela capa do álbum) por razões simplesmente estéticas. A edição remasterizada de 2002 (no Brasil 2003) corrigiu a ordem das faixas e deu a qualidade que o disco merecia em CD.
Para comemorar esses 40 honrando a importância de Let It Bleed basta seguir as instruções na ficha técnica:


"This record should be played loud."






3 comentários:

Calenda disse...

Adorei o serviço. Muita coisa sobre o álbum, que tenho e gosto muito, eu não sabia.
Abraço!

Viviane Villas Bôas disse...

Olá!
Este seu post foi uma indicação de um amigo em comum (Thiago Esperandio) porque ele sabe que gosto muito dos Stones.
E com o olhar crítico, defensivo e chato - típico de fã (rsrs) - digo que ficou excelente. Parabéns!
"Love in Vain" e "Midnight Rambler" são minhas preferidas...mas todas são de fato muito boas e ficam realmente muito bem ao vivo.
Vale citar também a irreverência do título alusivo ao "Let it Be", dos Beatles.
:-)

Deni disse...

I got a nasty habits, I take tea at three......

ou

But if try sometimes you might find, you get what you need...

ou

When the train left the station, it had two lights on behind...

ou

Im called the hit-and-run raper in anger,
The knife-sharpened tippie-toe...

Difícil saber qual cantar primeiro né?

Mandou bem velinho....

Abs