quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Arnold Layne, Telecasters, Oasis e afins

Dia desses estava eu lendo na internet matérias sobre a repercussão do lançamento de Dig Out Your Soul, disco novo do Oasis. O site do Estadão trazia trechos de entrevista com Lian Gallagher, em que este citava que a primeira música do disco, Bag it Up, tem referências da canção Baron Saturday, do The Pretty Things. La fui eu então ouvir os Pretty Things. Encontrei um vídeo no Youtube e enquanto ouvia a música abri outra janela para dar uma pesquisada em preços de guitarras Telecaster. Só vou comprar uma no ano que vem mas não custa já ir olhando.
Assim que o vídeo terminou, como de costume o Youtube me sugeriu outros dois vídeos relacionados, e um deles era uma gravação ao vivo do Pink Floyd original tocando Arnold Layne.
Prontamente iniciei a execução, e lá estava Syd Barrett com a sua Telecaster, que beleza de sonoridade! Em mais uma divagação de hiperlinks e intertextos, fui ao Wikipedia procurar quem diabos é o tal do Arnold Layne. E pasmem: o cidadão que inspirou o primeiro single do Pink Floyd era um travesti de Cambridge que roubava roupas dos varais das senhoras da cidade para se vestir, conta Roger Waters. Pois as progenitoras de Barrett e Rogers foram duas das vítimas das gatunagens de Layne, daí a homenagem. Vale inclusive lembrar os primeiros versos de Arnold Layne:
.
Arnold Layne had a strange hobby
Collecting clothes
Moonshine washing line
They suit him fine
.
Para completar a viagem (propício, não?), o Youtube sugere mais um vídeo: David Gilmour tocando Arnold Layne na turnê de seu disco On an Island. Até o cara que parece ter nascido com uma Stratocaster pendurada no pescoço se rendeu à Telecaster para tocar Arnold Layne. Confiram o vídeo aí embaixo. Ainda tem Rick Wright nos teclados e David Bowie nos vocais!!!


Um comentário:

xxxx disse...

Pois é, e para completar a história, a canção foi banida da BBC na época de seu lançamento porque a letra foi considerada explícita demais, afinal, contava sobre o "strange hobby" do rapaz, que ainda se admirava no espelho vestido de mulher. Ainda que a canção terminasse com o apelo de "oh, Arnold Lane don't do it again", nem assim a BBC livrou a cara dos meninos. Infelizmente, mais tarde, já em plena esquizofrenia, quem se vestiria de mulher seria o próprio Syd.
Também estou aqui a fazer pesquisa de preços de instrumentos, rsrs. A música, essa amante ciumenta...
Qto ao J., liga não que faz parte do show dele, rsrsrs, virou o nariz até para o Glasvegas.
Quando os Manchester Boys aportarem por aqui em tour mundial, "é nóis!", rsrsrs.
Bjão e continue lendo o blog, é um prazer escrever para um leitor tão atento!
Nós veremos em breve!