Embora pouco difundida, existe toda uma tradição de ficção científica no Brasil que vem desde os tempos em que Monteiro Lobato usava seu livro, O Poço do Visconde, para convencer os compatriotas de que existia um futuro na exploração de petróleo no Brasil – algo que acabou influenciando na criação da Petrobras. Na década de 80, foi o jovem escritor brasileiro Jorge Calife que convenceu Arthur C. Clarke a escrever 2010, continuação de 2001 – Uma odisséia nos espaço. Calife escreveu um conto chamado 2002 e cedeu todos os direitos para Clarke que utilizou várias idéias do conto no livro.
Neste sábado, 29 de março, às 18h, a livraria cultura reúne sete nomes de destaque neste controvertido cenário literário brasileiro para discutir os novos rumos da ficção científica nacional, sob a mediação da historiadora Ana Cristina Rodrigues, presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil.
Os escritores convidados são Carlos Orsi, Clinton Davisson, Cristina Lasaits, Fabio Fernandes, Gerson Lodi-Ribeiro, Richard Diegues e Roberto Causo.
O encontro acontece na Livraria Cultura do Market Place Shopping Center - Av. Chucri Zaidan, 902 - São Paulo/SP.
Sobre os palestrantes:
Ana Cristina Rodrigues é historiadora e escritora. Presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica, modera diversas comunidades virtuais sobre Ficção Especulativa. Já publicou em diversos sites brasileiros e argentinos, tem um conto na antologia argentina 'Grageas' e, atualmente, escreve um romance de fantasia inspirado no Renascimento e nas navegações portuguesas.
Carlos Orsi é jornalista e escritor. Seus contos de ficção-científica, terror e aventura já foram publicados no Brasil e no exterior. Foi co-roteirista da história de quadrinhos virtual 'A mortífera maldição da múmia'.
Clinton Davisson é escritor e jornalista especializado em cultura e política, e trabalha também como roteirista e cartunista. No final de 2007, publicou pela Editora Arte e Cultura, o livro ‘Hegemonia – O Herdeiro de Basten’, primeiro de uma trilogia, inspirado nas idéias dos filósofos Antonio Gramsci, Edgar Morin e Marshall Mcluhan. Há um interessante trailer do livro no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=cZUKEkn9avg Cristina Lasaitis é escritora e biomédica. Participou do livro 'Visões de São Paulo - Ensaios urbanos', tem textos publicados na revista Scarium e no site Novas Visões de São Paulo.
Fábio Fernandes é jornalista, tradutor e escritor e, atualmente, dedica-se ao seu primeiro livro de ficção, a novela cyberpunk 'Os dias da peste'.
Gerson Lodi-Ribeiro é escritor de ficção científica e história alternativa. Autor, dentre outras obras, de 'A ética da traição' e da coletânea 'Outros Brasis' (2006). Trabalha atualmente como consultor técnico e ficcionista para a Hoplon Infotainment, a criadora do jogo online de FC hard TaikoDom.
Richard Diegues iniciou cedo sua carreira como escritor, tendo publicado 'Magia – Tomo I' (1997) aos dezesseis anos. Lançou, entre outros livros: 'Necrópole – Histórias de vampiros', 'Necrópole – Histórias de fantasmas', 'Visões de São Paulo – Ensaios urbanos', além de ser editor responsável pela Tarja Editorial.
Roberto Causo é escritor e pesquisador, autor do romance 'A corrida do rinoceronte' e do livro 'Ficção científica, fantasia e horror no Brasil 1875-1950', além de ser organizador da antologia 'Os melhores contos brasileiros de ficção científica' e mantém uma coluna semanal sobre FC e fantasia no Terra Magazine.